segunda-feira, 4 de junho de 2012

Nota da Turma M6 do CFI: PROFESSORES E ALUNOS EM GREVE POR UMA UNIVERSIDADE DE VERDADE !



Prezados alunos, companheiros de luta, comando de greve.

Estamos em meio a um cenário inovador, histórico. Uma greve organizada e mantida com a luta diária de alunos e professores, que juntos primam por uma universidade de verdade. Um ensino público comprometido com o futuro e com a formação de profissionais capazes de se engajarem satisfatoriamente no nosso competitivo mercado de trabalho. Não só isso. A formação de cidadãos críticos e consientes do seu papel, pessoas capazes de conquistar seus ideiais através do esforço diário, às vezes cansativo, mas proveitoso, de sentar numa cadeira e acrescentar novos conhecimentos e novas vertentes à sua formação.

Infelizmente, a UFOPA está deixando a desejar em relação a todas essas coisas maravilhosas que acabo de vos elencar. Tudo por conta de uma gestão altamente autoritária, ditatorial, tirana e sem compromisso algum com nossa qualificação, que usa de inúmeros métodos para coagir-nos, para nos ameaçar, nos desmotivar e por fim, nos desmoralizar perante a mídia.

Então, quer dizer que nós somos o lado mais fraco dessa história toda ? Negativo ! Somos a base desta universidade. E, se estamos insatisfeitos com esse modelo arcaico, atrasado e humilhante, devemos cobrar nossos direitos e fazer valer a pena. Como ? A greve foi deflagrada, e tudo nessa vida se consegue e se constrói com luta, força de vontade, garra e determinação. Quer um exemplo ? O seu esforço para entrar numa Universidade, estudando anos para isso. Logo, arregasse as suas mangas, venha lutar conosco e não tenha medo de ser prejudicado quanto a isso.

Falando nisso, gostaria de expor aqui o que aconteceu no dia 01.06.2012. A minha turma, M6 do CFI foi convocada pela pedagoga do centro para que juntos pudéssemos organizar uma maneira de não ficarmos prejudicados em relação aos nossos módulos que ficaram pendentes com nossa adesão a greve. Ela estava preocupada porque nós somos a única turma do CFI com maioria de alunos aderindo a greve. Analise: Nossa turma ficou UM MÊS sem professor de OEC, e eles sequer tiveram coragem de colocar um substituto para nossa professora, que estava de licença médica (um direito que lhe cabe). Esta indicou um professor para assumir a turma, mas a direção do centro não se pronunciou e nós, ficamos sem aula.
Agora, só porque nós não nos calamos e estamos procurando e lutando por nossos direitos, é que eles ficam preocupados ? Bem errado isso né ? Estes são os SABOTADORES de greve.

Na reunião, fomos acompanhados do comando de greve. Fomos surpreendidos pelo Diretor em exercício do CFI, que disse que não ministraria a reunião com a presença do comando. Engraçado. O comando de greve nunca se escondeu para falar dos seus propósitos, e vem um comandado do REItor querer se esconder para tentar nos coagir, dizer que seremos prejudicados, que podemos até ser reprovados POR LUTAR POR MELHORIAS PARA NÓS MESMOS ? Lembrando, NÓS, também incluem VOCÊS, alunos do CFI, que ainda estão estudando por medo dessas ameaças de que estou falando aqui.

Resultado ? Uma reunião épica, heróica, corajosa. QUE CALOU A BOCA DA DIREÇÃO DESSE CENTRO, que pensa que é algo à parte dentro da UFOPA.

DECLARAMOS: A M6 CONTINUA EM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO !

Então, queridos. É essa a força que venho lhes trazer. Não tenham medo de se juntarem a nós. Enfrentem também esses ditadores, faça jus ao seu direito de greve, votado por todos os presentes na assembleia dos discentes. E entendam: Não haverá desnível na entrada dos institutos. Todos entraremos juntos ! Assim que a greve acabar, será feito um novo calendário acadêmico, e TODOS deverão cumpri-lo. Isso se chama ISONOMIA ! Isso é garantido por lei, e o comando de greve está junto conosco nessa luta ! Você tem direito à reposição das aulas após a greve.

Para que a mudança aconteça, é necessário que você também colabore. Venha conosco lutar pelo FORA SEIXAS e toda a sua corja. Venha lutar por melhores condições de aprendizado, de convivência, assistência estudantil. . . E lembrem-se, meus caros: ao continuar as aulas normalmente, vocês estão dizendo ao REItor que tudo está bem, que você está super satisfeito em estudar num hotel sem a mínima estrutura, que você compactua com toda a corrupção dentro da UFOPA. Que o seu dinheiro está sendo muito bem empregado, desviado para os bolsos desses ladrões ! É isso mesmo ? Se não, VENHA LUTAR CONOSCO e CORRIGIR ESSA VERGONHA !

"Se o presente é de luta, o futuro nos pertence" (Che Guevara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário