segunda-feira, 25 de junho de 2012

Cine-Greve da UFOPA


Terça-feira, as 17h30min, no Campus Rondon, Auditório Wilson Fonseca, vai ser realizado o primeiro Cine-greve da UFOPA. Com a exibição dos filmes: "A rebelião dos pinguins" "Cronicamente inviável"

Sinopses:

A rebelião dos pinguinsDocumentário sobre o surgimento
e amadurecimento do movimento estudantil, que reuniu no Chile, mais de um milhão de estudantes contra o sistema vigente. Com protestos de rua e ocupações de colégios, “os pingüins”, como são conhecidos os estudantes secundaristas chilenos, por causa dos seus uniformes, assinalaram um caminho de luta. Filme do diretor Carlos Pronzato, ganhador do Prêmio Especial do Juri na XXXVI Jornada Internacional de Cinema da Bahia (2009) e do Premio Internacional Roberto Rossellini, no Festival de Maiori, na Itália (2009)


Cronicamente inviávelTendo como pano de fundo a vida de seis personagens, Cronicamente Inviável mostra a árdua tarefa de sobreviver física e mentalmente em meio ao caos da sociedade brasileira; dificuldade esta que atinge a todos independentemente da posição social ou da postura assumida. As situações abordadas têm como fio condutor um restaurante num bairro rico de São Paulo, cujo dono é um homem de meia idade, refinado e acostumado com as boas maneiras, mas ao mesmo tempo irônico e pungente. Um escritor que realiza um passeio pelo país, buscando compreender os problemas de dominação e opressão social. Um garçom que se destaca por sua descendência européia, aspecto físico, boa instrução e insubordinação. Uma rica carioca preocupada em manter o mínimo de humanidade na relação com as pessoas de classe mais baixa. Seu marido acredita na racionalidade como forma de tirar proveito da bagunça típica do Brasil. E a gerente do restaurante, uma pessoa cativante, com um passado encoberto pelas várias histórias que costuma contar para os amigos e os refinados clientes do restaurante. 
Prêmios:
- Classificado como um dos 10 melhores filmes brasileiros da década pela Folha de São Paulo - Caderno especial - 1999.
- Prêmio "Ambiente è Qualitá di Vita" - 53o Festival Internacional de Cinema de Locarno - Suiça - 2000.
- 1o Prêmio e Prêmio OCIC (Organisation Catholique Internationale du Cinéma) no III Festival Internacional de Cine y Video Sobre Desarrollo Humano, Buenos Aires, Argentina - 2000.
- 1o Prêmio da Crítica (em conjunto com "La Cienaga" de Lucrecia Martell) e 1o Prêmio do Público (em conjunto com "Coronación" de Silvio Caiozzi) - 19o Festival Internacional de Cinema do Uruguay - 2001
- Melhor Filme do Ano 2000 - Prêmio da APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte.
- Vencedor do 3o Prêmio HBO do Cinema Brasileiro - 2000.
- Melhor Filme - Júri Popular - 5o Festival de Cinema de Maria da Feira Portugal - 2001.
- Melhor Filme e Melhor Direção - Júri Popular - Festival Sesc "Melhores Filmes de 2000" - São Paulo - 2001.



COMANDO LOCAL DE GREVE UNIFICADO DA UFOPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário