quinta-feira, 14 de junho de 2012

EM DEFESA DO ESTATUTO APROVADO PELA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFOPA!

A Universidade Federal do Oeste do Pará está em GREVE GERAL. Estudantes, professores e técnicos paralisaram suas atividades, aderindo ao movimento grevista nacional em defesa da Universidade pública. Além das pautas nacionais, a comunidade acadêmica da UFOPA exige DEMOCRACIA na instituição, com eleições diretas para a Reitoria e a instauração de conselhos deliberativos paritários.
Dentro da luta por democracia, uma pauta se mostra fundamental: a homologação do ESTATUTO DA UFOPA. No início do mês de abril de 2012, foi realizado um Congresso Estatuinte composto por representantes eleitos pelas 3 categorias, o qual aprovou a norma máxima da Universidade, o Estatuto, que deverá reger a vida acadêmica e administrativa da UFOPA nos próximos anos e décadas.
Mesmo assim, o Reitor pro tempore José Seixas Lourenço se nega a homologar o estatuto democraticamente construído pela comunidade acadêmica. Seixas ameaça esfacelar o texto do estatuto, submetendo-o ao CONSUN pro tempore, conselho ilegítimo em que a Administração Superior tem sempre maioria sobre as representações das 3 categorias.
EXIGIMOS do Reitor a HOMOLOGAÇÃO, SEM ALTERAÇÕES, do NOSSO ESTATUTO!
# Confira alguns dos principais avanços presentes no texto do estatuto:
1)  Eleições diretas para Reitor, no prazo de 90 dias a contar da homologação do estatuto. A eleição será paritária, isto é, os votos de cada categoria corresponderão a 1/3 do total de votos no pleito;
2)  Instauração de Conselhos paritários, inclusive o CONSUN, órgão colegiado máximo da instituição;
3)  Criação do Conselho Comunitário (CONCOM), cuja finalidade é promover a interação da Universidade com entidades e organizações da sociedade local e regional. Criação do Conselho Curador (CONCUR), órgão de fiscalização das contas da UFOPA, apto a coibir eventuais irregularidades no uso do dinheiro público;
4)  Autonomia aos institutos para definir seu modelo acadêmico, percurso dos discentes e grade curricular.
Ass.: Comando de greve dos professores, dos estudantes e dos técnicos da UFOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário