quinta-feira, 14 de junho de 2012

GEOGRAFIA 2010 - NOTA PÚBLICA A COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFOPA

Santarém, 09 de junho de 2012


Diante da atual conjuntura precarizada em que se encontra a Universidade Pública no Brasil, na Universidade Federal do Oeste do Pará não poderia ser diferente, a turma de Geografia 2010 da referida instituição, vem tornar público os últimos acontecimentos que a envolveram em relação à greve dos docentes e a adesão dos discentes. Compreendendo os problemas de cortes de verbas e sucateamento da educação pública brasileira, a turma decidiu no dia 21 de maio do ano corrente não comparecer em nenhuma disciplina, independente de qual fosse o professor. Nesse mesmo dia, às 18 horas, em assembleia geral estudantil convocada pelo Diretório Central dos Estudantes da UFOPA, com a participação de mais de duzentos estudantes, em votação com esmagadora maioria de votos, deflagrou greve estudantil, o que veio fortalecer ainda mais nossa decisão. No entanto, dos 5 professores que estão ministrando aulas nesse semestre, apenas uma não aderiu à greve. A professora Ednea Carvalho continua comparecendo à sala nos seus respectivos horários de aula, e registrando em ata no ICED (Instituto de Ciências da Educação) todas as suas atividades “pedagógicas”, mesmo com a ausência completa dos discentes desta turma. A referida professora explicitou para alguns discentes que se eles não retornassem às aulas, não teriam reposição de aula e que teriam que arcar com as consequências dos seus atos. A professora Ednea também falou que procuraria seus direitos com as altas instâncias da Universidade, uma tentativa frustrada de intimidar aqueles que ela deveria ajudar a se tornarem cidadãos críticos de sua realidade, seus alunos. No dia 5 de junho, a Diretora Pró-Tempore do ICED, Professora Solange Ximenes enviou uma nota para o e-mail da turma, e de alguns professores do colegiado, com o seguinte conteúdo:
1 - Alertando todos para o fato de que a Professora Ednea estaria exercendo um direito seu ao continuar dando aulas mesmo sem a presença de discentes.
2 – Que a Universidade apoia o posicionamento da Professora e a protegerá de qualquer consequência em relação a “dar aula” a uma sala vazia.
A Professora Solange também anexou uma nota da Pró-Reitoria de Ensino que relatava que os professores que não grevaram não seriam obrigados a fazer reposição de aulas, e aconselhava que a turma revisse a sua posição em relação à greve.
Apesar do e-mail de alerta, permanecemos firmes em nossa decisão. Mesmo com a persistência da turma na causa, nos sentimos fragilizados, pois não temos maiores esclarecimentos a respeito da reposição de aulas da Professora Ednea. Esperamos apoio neste momento de luta em que a Universidade e em especial a nossa turma se encontra.


Gratos,


Turma de Geografia 2010 da UFOPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário